Filosofia

FILOSOFIA
Inspirada na Filosofia Vicentina ressaltando os valores humanos, a solidariedade e o desenvolvimento da criticidade.

FILOSOFIA VICENTINA
Educar segundo a pedagogia de São Vicente de Paulo, trabalhando o educando na sua totalidade, num compromisso concreto com a construção de um saber que permita ao educando desenvolver as suas potencialidades, favorecendo a vivência da solidariedade, da justiça, do amor, do diálogo, do respeito ao outro e do exercício da cidadania, em vista de uma nova sociedade.

PROPOSTA PEDAGÓGICA / FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nossa Escola tem como Proposta Pedagógica, a linha Sócio – Interacionista, onde a valorização dos saberes se dá através da interdisciplinaridade, entre as áreas de conhecimento que circundam o processo pedagógico e global. As habilidades individuais são estimuladas para que as competências se fortaleçam durante o processo de construção da aprendizagem.
O conhecimento que se transmite e se recria na escola, ganha sentido quando é produto de uma construção dinâmica que se opera na interação constante entre o saber escolar e os demais saberes, entre o que a criança aprende na escola e o que ela traz para a escola, num processo contínuo e permanente de aquisição do conhecimento.

HORÁRIOS DO INÍCIO E FINAL DAS AULAS
Início das aulas: 07h20min – (O mesmo horário para todas as turmas.)
Término das aulas:
o Educação Infantil: 11h30min
o 1º ao 5º ano: 11h40min
o 6ª à 9ª ano: 11h50min
o Ensino Médio: 12h40min

AVALIAÇÃO
Processual, dividida em 04 bimestres.
Pontuação: 2,5 (avaliações parciais interdisciplinares) + 2,5 (projetos e atividades diversificadas) + 5,0 provas (A IV Unidade sempre apresenta configuração diferenciada.)
Média= 6,0 (total de pontos para passar direto 24, pontos, lembrando que uma unidade complementa outra)
Não obtendo aprovação direta, o aluno tem direito a uma Prova Final sem custo, respeitando a seguinte média ponderada: MP = (MC x 7 + PF x 3)/10
Não conseguindo passar na prova final, o aluno terá direito a aulas e provas de recuperação com um custo por disciplina a ser estabelecido pela escola.

ENSINO RELIGIOSO
Os alunos independentes da religião devem assistir todas as aulas, inclusive aulas de formação, pois são centradas na aprendizagem de valores, de forma a respeitar toda diversidade religiosa.
(A disciplina está dentro da Matriz Curricular.)

ACESSIBILIDADE
A escola é inclusiva – está aberta para receber todos os alunos, porém a escola não possui equipamentos específicos para alunos com dificuldades motoras ou outros que exijam acompanhamento especializado.
Qualquer informação mais específica agendar atendimento com a coordenação.

PROJETOS
A escola desenvolve inúmeros projetos ligados aos temas transversais: meio ambiente, lei 11.645/08, acessibilidade, valores humanos atendendo a especificidade de cada grupo de alunos.
Também proporcionamos visitas a museus, hotéis fazenda, teatros e outras aulas de campo, de acordo com a proposta pedagógica de cada área de conhecimento.

NOMENCLATURA
Educação Infantil – Grupos 03, 04 e 05
Fundamental I – 1º ano ao 5º ano
Fundamental II – 6ª ano ao 9º ano
Ensino Médio – 1º ano ao 3º ano